Caderneta Portuária
A caderneta portuária é um projecto de formação que abrange toda a comunidade portuária e que está a ser implementado internacionalmente em mais de 1000 empresas das áreas portuária, logistica , marítima e energia.
No Porto de Luanda, está a ser implementado desde 2022, decorrente da assinatura de um protocolo de cooperação entre a AES e EPL.
Protocolo de parceria e colaboração
A Associação Empresarial de Sines e o Porto de Luanda assinaram esta sexta feira 13 de Maio, um Protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimentos e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais. A administração do Porto de Sines, presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Empresarial de Sines, recebeu as duas comitivas na sala de reuniões da administração para a cerimónia protocolar de assinatura do acordo. O Presidente da APS Luis Cacho, no discurso inaugural, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Administração do Porto de Sines na concretização dos objetivos. O presidente do Conselho de administração do Porto de Luanda Alberto Bengue, fez-se acompanhar pelo Administrador para o sector da Estratégia, Segurança e Ambiente Anibal Vuma, do Administrador não executivo João Barradas, bem como do Director de Comunicação e Imprensa Bruno Constantino, o Director de Recursos humanos Lisandro Mussungo, Director Financeiro Wladimir Santos, Director de Estratégia Empresarial Cesaldino Kassuanga, Chefe do sector de Segurança Octávio Pacheco, e dos assessores Omar Matos e Penelas Evaristo.
Formação em Noções Básicas em segurança e ambiente
- Âmbito Portuário
Esta formação visa dotar os formandos de conhecimentos básicos de segurança e ambiente, no sentido de prevenir e agir perante situações perigosas que possam surgir.
Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências e atitudes de segurança adequadas ao meio de trabalho em que se inserem, bem como à manutenção da sua saúde e prevenção do meio ambiente. O desempenho das suas funções deve estar de acordo com práticas seguras e quando necessário devem saber agir e cumprir os procedimentos de emergência.